Líder agressivo VS Líder extremamente empático. Qual o melhor?


Você automaticamente deve ter pensado...."Claro que é o líder extremamente empático" e a resposta está errada. Na verdade nem um e nem outro contribuem para o sucesso de uma equipe!

Precisamos sim de elogios, mas o líder também precisa saber realizar boas críticas e vamos utilizar o livro "Radical Condor" para nosso embasamento aqui nesse artigo. O livro desenvolvido por Kim Scott relata a importância do líder oferecer feedbacks e incentivar os profissionais a serem radicalmente sinceros. Será que isso funcionaria para nós profissionais de Enfermagem?

A resposta é sim! Como líderes devemos eliminar culpa ou medo e a comunicação não violenta nos ajuda a reforçar essa tese.


Vamos entender a Matriz realizada por Kim e ver o quanto ela pode ser útil para nós da Enfermagem. No eixo vertical temos o "cuidar de pessoas" e no eixo horizontal temos "desafiar diariamente", sendo assim o ideal é que os feedbacks realizados pelos líderes estejam no quadrante superior direito!


O líder deve encorajar a equipe e também ser encorajado a falar sempre o que não está indo bem, o que seriam os feedbacks corretivos. O ideal claro seria que ambos realizassem feedbacks (líderes para liderados e liderados para líderes), mas nem sempre encontramos esse cenário ideal.

E o que pode ocorrer fora desse quadrante. Kim afirma que ao contrário o líder com medo de gerar um conflito pode não falar o que precisa ser corrigido e gerar a empatia danosa, que provoca queda de desempenho. Mas, também manipular situações para ser sempre aquele "líder bonzinho não é a melhor escolha, pois você cairá na falsidade manipuladora. Agora quando você se preocupa zero com sua equipe e cobra resultados muitas vezes inalcançáveis você irá cair no quadrante da agressão obstinada ou seja, o desafio imposto ao liderado é maior que suas habilidades, o que causará uma grande frustação.

Em qual quadrante você se encontra hoje? Se ainda é um liderado, consegue reconhecer a forma de feedback do seu líder?

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo