• Essence

A Enfermagem do futuro x transformação digital: o que você precisa saber?


Todos nós profissionais sabemos que caminhamos para uma transformação na área da saúde e digitalização dos processos em bancos de dados que irão otimizar cada vez mais insights junto inteligência artificial, favorecendo o engajamento do paciente através de melhores desfechos clínicos e com isso redução de custos financeiros na saúde.

A Enfermagem do futuro necessitará estar em constante desenvolvimento em práticas avançadas de liderança, como por exemplo: a habilidade da comunicação por meios digitais com o paciente, ampliando o nível de interação e colocando cada vez mais paciente e familiar no centro do cuidado, contribuindo assim, para melhor adesão às terapêuticas e para a excelência na gestão de Enfermagem.

Mas o que é de fato essa transformação digital?

Ela une as inovações tecnológicas em todos os processos de saúde, na Enfermagem vem trazer cada vez mais eficácia no atendimento individualizado. Se parar para refletir, verá que trabalhamos cada vez mais com prontuários eletrônicos, sistemas de alertas e canais digitais. Os pacientes também já possuem maiores facilidades como por exemplo a implementação de aparelhos eletrônicos dentro dos leitos para que consiga interagir com a equipe que está realizando sua assistência.

Na área da gestão os sistemas de gerenciamento de dados também nos auxiliam para melhores tomadas de decisões como por exemplo o Big Data aplicado na gestão de indicadores, já ouviu falar? (faremos um post futuro somente sobre essa temática).

Cabe ressaltar que toda tecnologia vem a ser um auxilio para a melhoria dos processos e melhor experiência do paciente, mas ela deve ser alinhada ao cuidado humanizado, ou seja, a tecnologia jamais deverá afastar o profissional de Enfermagem do leito, o que falamos aqui é ao contrário, junto a nossa assistência ela vem a entregar cada vez mais valor de forma individualizada.


E você já está preparado(a) para a transformação digital?


Referência: The potential for artificial intelligence in healthcare. Future Healthcare Journal, 2019 vol 6.n2:94-8.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo