top of page
  • Foto do escritorEssence

Qual o seu perfil comportamental na Enfermagem?


William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.


Conhecer nosso perfil comportamental, dos nossos pacientes e equipes facilita nossas relações, ajuda no reconhecimento da forma como o outro vê o mundo e reduz o julgamento. Foi ele também quem criou a Mulher Maravilha que possui os 4 perfis de forma constante.


Todos nós possuímos os 4 perfils, mas temos dois com maior predominância. Veja em qual você se enquadra mais:


Perfil Dominante: um profissional de Enfermagem com perfil dominante é uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nato, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhador, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança. O que caracteriza este perfil é a força de vontade. Seu raciocínio tende ao lógico/dedutivo e sua imaginação e juízo normalmente são equilibrados. Aprecia desafios e os obstáculos o estimulam a agir cada vez mais. Tem autonomia, independência e sabe se impor aos demais. É autoconfiante e tem características de líder. Pode ser autoritário e um tanto quanto inflexível. Acredita no seu ponto de vista, por isso, “luta” pelas suas ideias. Tende primeiro a executar, para depois pensar em como fazê-lo. Para tarefas rápidas que necessitem de iniciativa e determinação, o executor poderá ser a pessoa mais indicada, desde que ninguém se coloque a sua frente, pois este certamente será atropelado por esse perfil.


Perfil Influente: Os profissionais de Enfermagem com perfil Influente são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas se adaptam com facilidade. Esse tipo de perfil tem facilidade na comunicação e passam de um assunto a outro com rapidez, gostam de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia. Eles precisam do contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, entretanto, não gostam de passar despercebido. É amigo de todos e atua melhor em equipe. É vaidoso e admira sua projeção pessoal e social. É imaginativo e tem sentimento artístico e apresenta rapidez e agilidade em suas atitudes. Os influentes são festivos, animados e descontraídos, gostam de viajar e sair, essas características os tornam mais sociáveis com pessoas do mesmo grupo. São extremamente comunicativos e alegres, e tendem a serem líderes, mas será sempre necessário monitorá-lo para que não se desvie do objetivo.


Perfil Estável: Os profissionais de Enfermagem com perfil Estável são pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, frequentemente com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e tem boa memória, mas podem carecer de aptidões criativas. Em situações emergenciais, age com tranquilidade. O estável é introvertido, e tem uma tranquilidade singular que lhe confere um perfil de fácil relacionamento, manso e bem equilibrado. Este profissional planeja a melhor forma de executar uma tarefa antes de iniciá-la. Após o início, o estável seguirá por conta própria até o fim.


Perfil Conforme: os profissionais de Enfermagem com perfil conforme possuem características dos gênios, são preocupados, rígidos, porém calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto e tende-se a serem pessoas caladas e retraídas. Sua grande desvantagem é serem pessimistas, porém possui facilidades na arte por serem mais sensíveis. Agilidade, inteligência e intelectualidade. Têm habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida. Prefere atuar com estímulo dos demais. Geralmente é o tipo de funcionário leal e compromete-se com o trabalho. Gosta de “surpreender” e é sensível a críticas magoando-se com certa facilidade. É intuitivo, curioso e tem inteligência verbal. Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes. Por ser extremamente perfeccionista, deve ser monitorado até o final de uma atividade, devendo ser constantemente estimulado para que vença a fase do pensar e do fazer, necessitando de reforços de aprovação, pois sempre pensa que seu trabalho está sempre imperfeito.


Qual é o seu perfil?






117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page