top of page
  • Foto do escritorEssence

Confiança e sua importância no relacionamento e comunicação na Enfermagem.


Patrick Lencioni (2002), em seu livro que fala sobre os 5 desafios das equipes, dentre eles a confiança que é a base sustentadora de qualquer formação de equipes de alta performance, na Enfermagem vemos o mesmo. Por isso, até chegarmos a conquista da confiança, passamos por três processos anteriores primordiais:




  • Comunicação: ouvir de forma empática auxilia a redução dos nossos julgamentos. Entender quais são as emoções envolvidas e favorecer uma conexão e ambientes seguros, ajuda não somente ao melhor entendimento, mas também a eliminar muitos confrontos com sua equipe. Criar um bate-papo semanal, um local ou momento em que as pessoas possam por exemplo trocar as dificuldades do momento, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, pode ser uma forma de garantir a criação de um ambiente psicologicamente seguro.


  • Compreensão: as pessoas de sua equipe querem ser ouvidas e respeitadas pelo o que são, como líder e conhecedor dos perfis comportamentais de sua equipe você irá adequar a melhor forma de conversar contribuindo para a sensação de ser único.


  • Respeito: respeitar os valores, crenças e dificuldades ajudam a favorecer a conexão. Exemplo: os perfis comandantes assim como os perfis estrategistas não gostam e não se sentem confortáveis em falar de suas emoções. Não force, apenas mostre que está ali para qualquer coisa que precisarem.


  • CONFIANÇA: o líder precisa ser imparcial e justo com todos de sua equipe. Se alguém confiar em você algo, ou te pedir ajuda mesmo que para coisas pequenas, parabéns já é o inicio de um grande caminho.


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page